Número total de visualizações de páginas

sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Princípios de Jogo


Para Jorge Castelo (1996), os princípios de jogo são “ as regras de base segundo as quais os jogadores dirigem e coordenam a sua atividade – são considerados individualmente e em coletivo durante as Fases de Jogo. ”

Todavia, de forma a esmiuçar - mos o que são de facto Princípios de Jogo, recorremos à Análise Sistemática do Jogo de Futebol, que contempla “3 Níveis de Princípios de Jogo” que se complementam!

A saber, Princípios Fundamentais (numa perspetiva Macro do Jogo, para qualquer equipa):

1-      Recusar Inferioridade numérica

2-      Evitar igualdade numérica

3-      Procurar superioridade numérica

 

Num 2º Nível, se assim podemos chamar, existem os Princípios de Jogo Específicos (da Defesa e do Ataque), que irei mencionar e descrever quais as suas intenções táticas subjacentes.

 

Princípios de Jogo Específicos da Defesa (num plano Meso de Jogo, para qualquer equipa):

1-      Contenção (paragem do ataque; Dar tempo para a Equipa se organizar defensivamente; Orientar progressão adversária para onde pretendemos)

2-      Cobertura Defensiva (ajudar o colega de equipa que está na pressão ou contenção no adversário que tem a bola; evitar a superioridade numérica do adversário onde está a bola).

3-      Equilíbrio Defensivo (ocupação de espaços vitais de jogo que estão livres)

4-      Concentração Coletiva (reduzir e anular os espaços vitais de jogo ao adversário, que consideramos importantes; posicionamento da equipa de forma a ter linhas de coberturas sucessivas; concentração do ponto de vista da ocupação do espaço e não concentração mental, também ela primordial sempre).



Princípios de Jogo Específicos do Ataque (num plano Meso de Jogo, para qualquer equipa):

1-      Penetração (procura do golo; Procurar posições ofensivas; Destabilizar organização Defensiva adversária)

2-      Cobertura Ofensiva (Apoio ao companheiro que tem a bola – dar linha de passe; Manter equilíbrio defensivo)

3-      Mobilidade (Criação de espaços livres; rutura no equilíbrio da estrutura defensiva adversária; tornar o jogo ofensivo imprevisível)

4-      Espaço (assegurar amplitude ao ataque – largura e profundidade; aumentar a distância entre jogadores para facilitar a circulação da bola – “fazer campo grande ao adversário”)

 
 
(imagem criada)


Falta – nos então falar acerca do 3º Nível de Princípios que existe no Jogo de Futebol. São nada mais que os Princípios, Sub - Princípios e Sub dos Sub – Princípios que norteiam a Organização Coletiva da nossa equipa! São estes Princípios que dão Forma/Corpo à nossa Forma de Jogar (que são parte da conceção do Modelo de Jogo da equipa )!

Estes princípios devem estar hierarquizados e inter – ligados (são criados pelo treinador consoante as características dos jogadores, cultura do clube etc.. é algo próprio para aquela equipa, conferindo identidade coletiva à equipa), em cada um dos 4 Momento do Jogo (Organização Defensiva e Ofensiva, Transição defensiva e Ofensiva), para que exista coerência e lógica na organização tática da nossa equipa (facilitando assim a organização e operacionalização do processo de treino).

 

“Para jogar corretamente é necessário compreender, para compreender é necessário saber, para compreender e saber é necessário definir Princípios de Jogo!” (Teissie, 1970)

 

Desta forma vou dar um exemplo básico (muito sintético, a título de exemplo) de Princípios para o Momento de Organização Ofensiva (assentando a Organização Ofensiva no método de jogo ofensivo de Ataque Organizado):

                1 – Fazer Campo Grande ao adversário em Posse de Bola (principio macro).

                2 – Procurar circular a bola com intensidade, variando o centro de jogo, utilizando 3 corredores de jogo (principio meso).

                3 – Existir sempre 2 linhas de passe distintas para o portador da bola (principio meso).

Como se pode constatar estes princípios definidos para o momento de Organização Ofensiva de uma equipa estão hierarquizados e coerentes, havendo inter - ligação entre princípios, o que facilita a organização do processo de treino destes durante a semana!

 

 

 

               

 

Sem comentários:

Enviar um comentário