Número total de visualizações de páginas

domingo, 13 de outubro de 2013

Momentos e Fases do Jogo


Momentos do Jogo …Mas o que isto de Momentos do Jogo? Serão as várias Fases em que se processa o jogo?

Ou, pura e simplesmente momentos em que uma equipa se encontra com, ou sem a posse de bola? É muito mais que isso …

Antes de mais, importa referir que Momentos do Jogo e Fases do Jogo são componentes que se complementam, mas, não são a mesma coisa! Se assim se pode dizer, as Fases do Jogo fazem parte dos Momentos de Organização (Defensivos e Ofensivos) do Jogo!

Por aqui já percebemos que existem 2 Momentos de Organização do Jogo, Organização Defensiva e Organização Ofensiva!

O momento de Organização Defensiva tem como objetivo a recuperação da bola, assim como a defesa da baliza (Castelo, 1994). É o Momento do Jogo em que a equipa se encontra equilibrada / posicionada defensivamente, dando “forma” ao seu processo de organização (consoante a organização coletiva pretendida para a equipa). A dinâmica deste momento de jogo depende / varia consoante o Modelo de Jogo da equipa. O método de jogo Defensivo (Marcação Zona, Individual, Homem-Homem) / Ofensivo (Ataque Organizado, Ataque Rápido, Contra Ataque) bem como a organização estrutural da equipa (Sistema Tático de Base), influenciam todo o processo de Organização Defensiva da equipa.

Por sua vez, o Momento de Organização Ofensiva Momento de jogo em que a equipa se encontra com posse de bola (de forma organizada / equilibrada), tentando desequilibrar a Organização Defensiva adversária através de ações individuais ou coletivas (elementares ou complexas – denominados Fatores de Jogo). A dinâmica deste momento de jogo depende / varia consoante o Modelo de Jogo da equipa. O método de jogo ofensivo bem como a organização estrutural da equipa, influenciam todo o processo de Organização Ofensiva da equipa.

Mas existem mais 2 Momentos do Jogo, os Momentos de Transição (Defensiva e Ofensiva).

O Momento de Transição Defesa / Ataque (Ofensiva) é o Momento de jogo que se caracteriza pelo que a equipa faz, após recuperar a posse de bola (sai da zona de pressão ?; joga direto na frente? etc...). A dinâmica deste Momento do Jogo depende / varia consoante o Modelo de Jogo da equipa.

O Momento de Transição Ataque / Defesa (Defensiva) é o Momento do jogo que se caracteriza pelo que a equipa faz, após perder a posse de bola (reação de quem perde?; baixa o bloco?; recuperação rápida do posicionamento? etc...). A dinâmica deste momento do jogo depende / varia consoante o Modelo de Jogo da equipa.

Importa também frisar que os Momentos do Jogo estão inter – ligados, não se trabalham separadamente, ou seja, quando promovemos no treino o Momento de Organização Defensiva, devemos também promover a Transição Ofensiva após recuperar a bola, pois a equipa ao defender tem de ter referências comportamentais para o que fazer após recuperar a posse de bola (aproximar daquilo que é a natureza do jogo, os momentos não são estanques, nem um fim em si mesmo).

Assim como quando pretendemos promover o Momento de Organização Ofensiva, devemos também dar ênfase ao Momento de Transição Defensiva (como reagir após perder a bola??), pois é assim que acontece o JOGO!
(imagem: Google)
 
 
 
As Fases do Jogo preconizam todas as etapas Defensivas e Ofensivas de uma equipa num jogo de Futebol, desde o seu início até ao seu fim. 


(Imagem: Aulas TMTDE-UÉ)
 
 
“Quem só teoriza não sabe, quem só pratica repete, o saber nasce da conjugação da teoria e da prática"
(Prof. Manuel Sérgio)
“A bola não entra por acaso!”
(Soriano)



Sem comentários:

Enviar um comentário