Número total de visualizações de páginas

terça-feira, 8 de outubro de 2013

O Sistema Tático


                Como é habitual, nos comentários que antecedem os jogos de Futebol a comunicação social procede à comunicação da constituição das 3 equipas (Visitado, Visitante e equipa de Arbitragem) que vão integrar o jogo. O que também é perfeitamente normal é ouvir quem comenta os jogos dizer que, a equipa x vai jogar em 1-4-3-3, ou 1-4-4-2 etc… Até aqui tudo bem (ou não…).
Tomemos em consideração o seguinte Sistema Tático: 1-4-3-3; 1 Guarda – Redes; 4 Defesas; 3 Médios; 3 Avançados… Agora pergunto eu… os Sistemas Táticos conferem às equipas algo estanque (Tipo matraquilhos)? Qualquer que seja a situação de jogo em que a equipa esteja, é visível o posicionamento da equipa em 1-4-3-3? A configuração tática da equipa (Sistema Tático) permanece inalterável em todo o jogo? (A resposta às questões é, NÃO)!
 
Como é óbvio e de fácil observação por todos nós, o jogo de Futebol não é algo estático, como tal, é normal ouvir-se o seguinte: "A equipa está a jogar em 1- 4-3-3 quando tem a bola, mas, quando está a defender os extremos baixam, ficando a defender em 1-4-5-1".  
Assim, caminhamos/aproximamos -nos no sentido da existência de 2 estados de Organização que se influenciam mutuamente em Futebol, falo de Organização Estrutural e de Organização Funcional!
A Organização Estrutural é definida como um “sistema estrutural, de dimensão estática, que representa a colocação dos jogadores sobre o terreno de jogo”. (Jorge Castelo, 1996). Daqui retiramos que a emergência de comportamentos inicia-se no Sistema Tático (ponto de partida para surgir a Organização Funcional).
Por sua vez, a Organização Funcional é caracterizada pelos padrões comportamentais (Coletivos e individuais/ elementares e complexos) que a equipa assume durante o jogo (a chamada dinâmica coletiva), resultantes da articulação dos Princípios, Sub – Princípios e Sub dos Sub – Princípios que dão corpo à FORMA DE JOGAR que pretendemos para a equipa. Por isto é que os Sistemas de Jogo se denominam também, Sistemas de Jogo de Base (Estrutural).
Se olhar-mos para a Organização Funcional das equipas podemos ver 2 equipas no mesmo sistema (1-4-3-3, por exemplo), mas com FORMAS DE JOGAR completamente distintas, pois os seus Princípios, Sub – Princípios e Sub dos Sub – Princípios que dão corpo à FORMA DE JOGAR das equipas são completamente distintos! Daí, dizer-se também que não existe sistemas de jogo / equipas iguais!

O Sistema de Jogo é muito importante, mas, por si só, não vale nada!
 
(Exemplo Organização Estrutural - Sistema de Jogo de Base)
 

Sem comentários:

Enviar um comentário